sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre o Conselho de Classe Participativo da E E Alexandrina Bassith


Concluindo a primeira etapa do ano letivo, temos na próxima semana as reuniões do conselho bimestral de classe/série, com o objetivo de avaliar e analisar o trabalho realizado por alunos e professores durante o primeiro bimestre. 

Adotamos na Unidade Escolar o Conselho Participativo, no intuito de envolver todos os membros da comunidade escolar no processo formativo e educativo de nossos estudantes. A escola, enquanto instituição e equipamento social, em parceria com as famílias, berço de nossos jovens, busca encontrar estratégias que viabilizem o processo ensino/aprendizagem. Nesse cenário, o aluno é o personagem principal.

Como está estruturado o conselho de clase/série?

São reuniões realizadas com a presença dos educadores, dos estudantes e dos pais, e  têm como pauta o dia a dia da sala de aula. São precedidas de uma autoavaliação realizada pela classe, a partir de um roteiro proposto pela Direção da Escola, coordenada em sala de aula pelos alunos representantes de classe. Na reunião de conselho  os representantes  apresentam o perfil da classe, ampliado a seguir pelo perfil traçado pelos professores. Durante a reunião, são discutidos os principais obstáculos ocorridos em relação ao processo de ensino/aprendizagem, e definidas medidas e estratégias a serem adotadas no próximo bimestre, visando à melhoria da qualidade de ensino.

Todos são convidados a participar da melhor forma possível. A preocupação primordial tem sido resgatar o estudante para estudo, a pesquisa, a construção do conhecimento. 


A dinâmica da reunião permite o diálogo e a manifestação de todos os envolvidos na tarefa de ensinar e aprender: estudantes, pais e professores. 


Vamos caprichar, para acertarmos o caminho a seguir. Somos desafiados a construir na escola um ambiente de estudo, aprendizagem, de construção do conhecimento. A transformação da sociedade passa pela escola. Uma escola consciente de seu papel e de sua função na sociedade. 


As avaliações externas revelam que ainda temos um longo caminho a percorrer. Não alcançamos em 2011 a meta estabelecida pelos índices do IDESP. Vamos alcançar em 2012?!!! Depende da ação de cada um: estudantes, pais, educadores.


Desejamos que o nosso conselho de classe/série seja super proveitoso!!!



Diretor Osvani Dias 

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